be still, my unfit heart

guia para reconhecer um finlandês na rua

é mesmo simples. os finlandeses são os que estão de t-shirt / top. (o resto das pessoas está com casacos e lenços e tudo o mais!)
é tão bom acordar aqui. às seis da manhã já é tão de dia, e a luz é linda. tenho dormido muito pouco e por incrível que pareça, e pela primeira vez na vida, sinto-me perfeitamente bem assim; os dias são longos, cheios de luz e coisas boas e tanto para ver, fazer e aprender. as ruas são lindas e limpas; toda a gente sorri e é tão helpful e querida. é tão bom estar aqui.
eu tenho tantas saudades dos meus pequenos almoços portugueses. alguma vez disse que o pequeno almoço é de longe a minha refeição favorita? no inverno, uma torrada e café com leite bem quente são uma delícia; no verão, uma fatia de pão de sementes (yummy!) com queijo fresco e um copo de sumo de laranja natural.

aqui em helsínquia as coisas são diferentes - mais à inglesa, acho. opções de pequeno almoço: um buffet (mas eu não quero ovos, salsichas e coisas assim), ou café com um croissant / café com um cinnamon roll. don't get me wrong, os cinnamon rolls são deliciosos... mas neste momento eu já só imploro por um pãozinho com manteiga. (e se fosse acabado de fazer era perfeito!) aqui, quando pergunto por pão sugerem-me sanduíches de mozzarela com tomate e coisas assim - sim, são deliciosas, mas são comida de almoço e não para de manhãzinha. 

mas hoje à tarde vou ao mercado comprar morangos e miminhos, e tenho esperança de encontrar uma padaria fofinha.  desejem-me sorte :)

sílvia, a super-inapta

a sílvia compra uma água de manhã, num cafezinho. quando a abre descobre que tem gás. amaldiçoa a sua sorte e prossegue a sua vida.

à tarde, a sílvia passa pelo supermercado e compra duas garrafas de litro e meio porque já sabe que bebe muita água. chega ao hostel e aí  (só aí!) olha as garrafas com desconfiança; será água com gás de novo? tem um bloqueio cerebral e abana a garrafa com força. satisfeita com a ausência de bolhas, abre-a. conclusão: o chão do quarto é uma mini piscina. yay me!
estou sentada a uma mesinha, num café agradável com vista para uma das ruas do centro de helsínquia, perto da universidade, com uma  chávena de café, um cinnamon roll delicioso e o dark places. a mil quilómetros de distância física, o Filipe dorme. neste momento tudo está bem no meu coração. 

dia 1

estou acordada há vinte e quatro horas (e meia). tenho muita, muita coisa por dizer mas por agora: a) preciso de um caderno de viagens e b) acabei de comer a melhor sanduíche-de-mozarella-com-cenas-filandesas-que-não-sei-o-que-são  da minha vida.

ah, e já sei que miminho vou levar para o f. :)