fazer mudanças nem sempre é fácil - é provavelmente uma das coisas mais difíceis de se conseguir, sobretudo se estivermos a apontar para uma mudança grande e a longo prazo. e eu ando sempre a pensar em todas as coisas que gostava de mudar na minha vida. ao longo dos anos, descobri que, ao contrário do que à primeira vista se poderia pensar, o que funciona bem comigo não é uma mudança de cada vez, mas sim juntar várias coisas que gostava de começar a fazer... e começar a fazê-las todas em conjunto. por vezes estas coisas estão relacionadas; por vezes não. alguns exemplos: (re)começar a beber dois litros de água por dia, não comer coisas terríveis, fazer exercício (pelo menos) três vezes por semana e fixar um horário de trabalho diário que é obrigatório cumprir. quando começa o novo regime e eu começo a fazer tudo isto sinto-me tão incrivelmente bem comigo própria! - sinto que controlo a minha vida e que ser melhor está ao meu alcance, nas minhas mãos. e o facto de ter várias coisas a cumprir ajuda-me a cumpri-las todas, por incrível que pareça: como me portei bem e fui correr não posso falhar com a água, se não falho com o plano; tenho bebido tanta água, não posso não cumprir o horário...!
existe, contudo, um downside: o que é que acontece quando - por vezes devido a circunstâncias completamente fora do meu controlo - falho, por uma vez que seja, uma das minhas resoluções? é claro que a resposta certa seria continuo com tudo o resto e dedico-me a essa, em particular, com ainda mais afinco, assim que puder; mas infelizmente o que me sucede sempre é que assim que falho pela primeira vez, se torna incrivelmente difícil para mim continuar. ontem bebi pouquíssima água e não cumpri o plano; já perdi, por isso hoje não vale a pena, que se dane... e esta semana quase não fiz exercício. pronto, voltei ao mesmo. desisto são pensamentos do género que começam a ocorrer-me, e é mesmo muito difícil ignorá-los. e é assim que um pequeno deslize se torna o fim de um projecto grande e bom, e me deixa sem vontade de voltar a tentar durante semanas a fio. bem sei que não faz sentido, que é uma reacção tonta, tão tonta, tão estúpida! mas e combatê-la? vinte e três anos de tentativas e ainda falho a maior parte das vezes.