normal is an illusion. what is normal to the spider is chaos to the fly.
a Pilar está aqui e eu só quero dizer-lhe o mundo inteiro, está aqui o objecto das dedicatórias mais perfeitas mais cheias de amor de sempre, o seu marido é e será sempre o melhor, o maior autor do mundo e eu só lhe desejo toda a felicidade e todo o amor e tudo tudo tudo
hoje fui à feira do livro. na porto editora ocorreu o lançamento dos novos livros de Saramago. eu estive lá. a Pilar (sim, a Pilar!) também esteve lá. a vinte centímetros da minha pessoa. a Pilar. tão digna, tão sorridente.

quem me dera ter palavras suficientes, suficientemente grandes, em mim

dois pedacinhos de luz no meio do caos

1. acho que sei o que quero da minha vida. finalmente. e estou entusiasmada.
2. amanhã começa a octagésima quarta feira do livro de lisboa.
(estou nostálgica porque vi algumas coisas muito belas que compreendi e que me tocaram. estou nostálgica por nunca me dar algum crédito: se essas coisas tivessem sido vistas ou criadas por mim te-la-ias classificado como vazias e pretensiosas. e talvez tivessem sido, apesar de toda a minha falta de pretensão; talvez me falte uma coisa mais essencial que torne tudo, tudo oco)
quero a liberdade de gritar não sei!, e não a tenho porque a proíbo de mim mesma. não sei!, tenho dúvidas, incertezas, tantas que não posso expressá-las, tenho medo, tenho esta paralisia causada por todo um mundo que os meus sentidos e a minha compreensão não podem nem conseguem abranger, tenho também o mundo de tristeza que isso causa porque todos os meus desejos (ou quase) são de excesso e de impossível, tenho lágrimas para chorar no teu colo por tudo o que não sou nem serei, tenho três coisas na lista do que sei sobre mim: sou uma pessoa, penso demasiado, nunca nada é suficiente. quero ser outra

não gosto

das contradições em mim. ora, deixem-me!